Bem-vindos à nossa comunidade!

Junte-se a nós e faça parte hoje mesmo!

Extensões do VS Code

Cadastro
22/6/21
Postagens
134
Curtidas
189
Pontuação
100
E ai pessoal, beleza?
Recentemente eu ando trabalhando muito com o VS Code, e encontrei algumas extensões que simplesmente mudaram minha vida, e que resolvi compartilhar aqui.
  1. platform.io: é uma alternativa à IDE do Arduino, que é simplesmente perfeita, e que dá muitas possibilidades além do básico que é fornecido na IDE normal do Arduino.
  2. Live Share: permite que você compartilhe a tela do seu VS Code com outras pessoas, dando a elas também o acesso para modificar seu código. Confesso que essa extensão salvou alguns dos meus trabalhos em grupo da faculdade hehe.
  3. Error Lens: essa extensão mostra algumas mensagem e highligths que te ajudam a perceber mais rapidamente onde está o erro no seu código, e principalmente, identificar esse erro.
  4. Live Server: permite que você rode uma página html em um servidor de teste, com atualizações em tempo real, então toda vez que você salvar o arquivo, a sua página web será atualizada, e você não precisa estar apertando refresh toda hora.
  5. Code runner: preciso falar alguma coisa sobre essa extensão? Acho que não hehehe. Mas pra quem não conhece, o code runner é uma extensão que permite que você rode seu código em qualquer linguagem através de um atalho de teclado ou um clique sobre um botão de run. Ajuda, e MUITO.
E quais extensões do VS Code você usa? Quais mais gosta? Compartilha ai com a gente!

Cadastro
23/12/20
Postagens
155
Curtidas
171
Pontuação
100
E ai pessoal, beleza?
Recentemente eu ando trabalhando muito com o VS Code, e encontrei algumas extensões que simplesmente mudaram minha vida, e que resolvi compartilhar aqui.
  1. platform.io: é uma alternativa à IDE do Arduino, que é simplesmente perfeita, e que dá muitas possibilidades além do básico que é fornecido na IDE normal do Arduino.
  2. Live Share: permite que você compartilhe a tela do seu VS Code com outras pessoas, dando a elas também o acesso para modificar seu código. Confesso que essa extensão salvou alguns dos meus trabalhos em grupo da faculdade hehe.
  3. Error Lens: essa extensão mostra algumas mensagem e highligths que te ajudam a perceber mais rapidamente onde está o erro no seu código, e principalmente, identificar esse erro.
  4. Live Server: permite que você rode uma página html em um servidor de teste, com atualizações em tempo real, então toda vez que você salvar o arquivo, a sua página web será atualizada, e você não precisa estar apertando refresh toda hora.
  5. Code runner: preciso falar alguma coisa sobre essa extensão? Acho que não hehehe. Mas pra quem não conhece, o code runner é uma extensão que permite que você rode seu código em qualquer linguagem através de um atalho de teclado ou um clique sobre um botão de run. Ajuda, e MUITO.
E quais extensões do VS Code você usa? Quais mais gosta? Compartilha ai com a gente!
show algumas extensoes ja uso, outras ainda vou verificar como funcionam. abs

renanbg

Membro
Cadastro
11/2/21
Postagens
19
Curtidas
28
Pontuação
39
Pra quem é usuário de Vim, o vscodevim supre, absurdamente bem, a grande maioria das funcionalidades. Além dessa, as extensões da Microsoft de acesso remoto por SSH e do PowerShell são excelentes, fáceis de usar e se integram muito bem com o próprio Windows.

Cadastro
22/6/21
Postagens
134
Curtidas
189
Pontuação
100
Vim compartilhar mais duas extensões que eu tenho utilizado ultimamente e que tem sido de grande ajuda:
A primeira é o Bracket Pair Colorizer que colore parênteses,chaves e colchetes correspondentes da mesma cor, assim é mais fácil vizualisar quando esquecemos de fechar algum desses símbolos, e a segunda é o indent rainbow que cria uma faixa colorida para representar os diferentes níveis de identação do seu código, e em conjunto com o Bracket pair Colorizer tem me ajudado a manter a formatação do código mais organizada.
O único contra que eu tenho pra falar com releção à essas extensões é que as cores padrões delas não combinam muito com o tema do meu vs code, mas as cores padrão podem ser modificadas nas configurações de cada uma das extensões.

Cadastro
22/6/21
Postagens
134
Curtidas
189
Pontuação
100
Outra extensão maravilhosa que encontrei para o Visual Studio Code (essa inclusive, foi sugestão de um aluno): Thunder Client
Essa extensão funciona de maneira similar ao Postman que é utilizado em vários dos cursos da Cod3r, mas com ela você pode fazer todas as requisições http diretamente pela IDE, o que na minha visão, é bem melhor do que ter que abrir uma segunda aplicação para fazer isso.
1632849310883.png

Cadastro
22/6/21
Postagens
134
Curtidas
189
Pontuação
100
A extensão Regex Previewer https://marketplace.visualstudio.com/items?itemName=chrmarti.regex é uma extensão que te ajuda a testar as suas regex e ver o que elas estão capturando ou não. O único ponto negativo dessa extensão é que você precisa colocar as frases em um arquivo separado. Dá uma olhada nesse exemplo que eu fiz utilizando o código de uma das aulas do curso de Regex:

Peek 2021-10-26 10-52.gif

Marlliton

Membro
Cadastro
10/2/21
Postagens
23
Curtidas
43
Pontuação
39
Tem uma extensão que eu descobri recentemente que usa de inteligência artificial para te sugerir trechos de código, é bem útil para pedaços de código repetitivos e longos. você começa a digitar dai é só dar um TAB e proto, o trecho de código esta lá.
O nome da extensão é tabnine: ext install TabNine.tabnine-vscode

tab.gif

Marlliton

Membro
Cadastro
10/2/21
Postagens
23
Curtidas
43
Pontuação
39
Sabe quando você quer visualizar uma imagem SVG no seu vscode mas tem que abrir ela no navegador ou no visualizador de imagem do seu S.O?
Com a extensão SVG Viewer seus problemas acabaram.
Instale a extensão usando: ext install cssho.vscode-svgviewer
preview.png