Bem-vindos à nossa comunidade!

Junte-se a nós e faça parte hoje mesmo!

Aula: Pequeno Projeto.

Daniel

Estagiário da vida.
Moderador
Cadastro
24/9/20
Postagens
87
Curtidas
142
Pontuação
90
Qual a função do arquivo header?

A função do Header é estrutural. Explico:
Em C++, os elementos dos programas (classes, funções, variáveis...) devem ser declarados antes de serem utilizados no código. Não podemos, por exemplo, fazer o seguinte:
C++:
a = 30;
Sem antes declarar o a:
C++:
int a; //Declaração
a = 30; //Uso
A declaração serve para dizer ao programa qual o tipo de dado daquela variável e para alocar seu espaço em memória. É importante saber também que qualquer elemento de programa utilizado em um arquivo c++ deve estar, direta ou indiretamente, declarado neste arquivo. "Como assim, Daniel?" Assim, diretamente:
C++:
int a; //Declaração
a = 30; //Uso
Indiretamente:
C++:
#include "classe.h" // header onde as variáveis são declaras
Dito isto vamos assimilar a compilação. Quando você compila um programa em c++ cada arquivo é compilado separadamente em uma unidade de compilação. Enquanto compila um arquivo teste1.cpp, por exemplo, o compilador não sabe quais elementos estão declarados no arquivo teste2.cpp, também como exemplo. Portanto, se no seu código existe uma variável global ela deve ser declarada em todos os arquivos que a utilizarão, qualquer ruído nessas declarações pode trazer problemas à aplicação.
É ai que entra o arquivo header!!! Por convenção você faz as declarações no arquivo header e utiliza a direitiva #include nos arquivos que necessitam do elemento. Dessa maneira a diretiva copia o arquivo header no arquivo cpp antes de compilá-lo.
Abraços!

Cadastro
23/12/20
Postagens
103
Curtidas
117
Pontuação
100
Daniel meu amigo, estou doido pra iniciar em c++...porem no momento tenho que da foco nas bases de js...mais vc acharia ruim eu estudar duas linguagens?

Daniel

Estagiário da vida.
Moderador
Cadastro
24/9/20
Postagens
87
Curtidas
142
Pontuação
90
Fala, Cristian! Beleza?
De maneira nenhuma. Ruim não é. Por exemplo, eu estudo atualmente PL/SQL, Javascript, Java e Typescript. Maaaas, o faço por força da necessidade. Eu consideraria ideal focar o estudo em uma stack específica até que você tenha maestria para, por exemplo, arranjar um bom emprego na área com aquela stack... Daí então o céu é o limite. Mas isso é uma opinião pessoal.
Grande abraço, meu amigo.