Bem-vindos à nossa comunidade!

Junte-se a nós e faça parte hoje mesmo!

Quais livros a Cod3r recomenda para aprender a linguagem x?

Cadastro
22/6/21
Postagens
90
Curtidas
118
Pontuação
90
Fala pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje venho trazer um assunto que é recorrente nas perguntas da Cod3r: LIVROS!

Muitas pessoas sentem a necessidade de ter um livro para se aprofundar na linguagem apresentada no curso, e nos pedem recomendações seguidamente, porém sinto dizer, mas livros não costumam ser uma boa fonte para estudarmos uma linguagem de programação.

Note que eu não estou dizendo que livros são desnecessários ou que você nunca deve estudar por livros. Livros são ótimas fontes de conteúdo (inclusive comprei alguns livros relacionados a computação este ano), mas muitas vezes não são a melhor fonte para aprender uma linguagem de programação específica. Para conceitos teóricos da computação como algoritmos, estruturas de dados, linguagens formais, compiladores, enfim, os fundamentos de como a programação funciona e tópicos mais específicos como código limpo ou arquitetura limpa livros são ótimos!

O problema com livros que tentam ensinar uma linguagem de programação é que estes livros costumam ficar desatualizados muito rápido. Recentemente tivemos uma atualização com o Vue, que é um framework de desenvolvimento front-end Javascript que passou da versão 2 para versão 3, e com essa mudança de versão houveram mudanças muito significativas no framework, significativas o suficiente para que uma aplicação em Vue2 seja incompatível com o Vue3. Se você tiver um livro sobre Vue2, ele já está desatualizado e em algum tempo será mais útil como suporte para o seu monitor do que como fonte de consulta para o framework, e o mesmo acontece com linguagens de programação. Um livro sobre uma linguagem de programação vai ficar desatualizado e você pode acabar estudando uma forma de fazer algo que na versão atual da linguagem é feita de uma maneira totalmente diferente (muitas vezes mais simples), além de correr o risco de pegar "vícios" de uma versão passada da linguagem, que podem até mesmo não funcionar mais nas versões atuais da linguagem.

Por isso, sempre recomendamos que você consulte a documentação da linguagem ao invés de um livro pois a documentação estará sempre atualizada e muitas vezes você encontra na própria documentação treinamentos de como praticar a linguagem, e muitas outras coisas interessantes. Além disso, a documentação consegue abordar conceitos da linguagem de uma maneira mais profunda do que muitos livros.

Bons estudos!!

mourabraz

Membro
Moderador
Cadastro
23/12/20
Postagens
132
Curtidas
177
Pontuação
100
@Letícia Pegoraro Garcez Bom dia tudo bem?

Eu até consigo concordar quando você dá o exemplo do uso de livros para frameworks/libs, como seria o caso do VueJs.
Mas não concordo em relação à liguagem de programação. Qua seria a documentação para ao javascript? A especificação?
Ou sites como o W3C, javascript.info...
O guia definitivo do javascript do David Flanagan da sexta edição (estamos na sétima) não serve mais para aprender sobre a linguagem?

Eu acho que estudar com livros é muito bom, mesmo livros sobre linguagem de programação.

Não sei que livros a Cod3r recomenda ou não. Eu recomendo muito o livro do David Flanagan O guia definitivo do javascript (na sétima edição) para quem quer se especializar em JS, ou pelo menos se aprofundar na matéria.

Abraços e bons estudos!

Cadastro
23/12/20
Postagens
147
Curtidas
153
Pontuação
100
Olha aos dois comentarios anteriores concordo com os dois, pois livros segundo a @Letícia Pegoraro Garcez realmente pra estudar os fundamentos sao otimos. Principalmente eu que venho da area de pesquisa (biologia) tenho mais facilidades em estudar por literaturas. Porem temos essa desvantagem de os livros comprados via (ebooks) nao se atualizarem de acordo com a especificação de cada tecnologia. Agora concordo tambem com o @mourabraz referente ao "GUIA DEFINITIVO JS" que é uma excelente referencia pra quem estudar JS como eu. Na setima edição que infelizmente ainda está em ingles pode dificulta um pouco o aprendizado por causa do tempo pra traduzir e ainda estudar o conteudo. Contudo para quem é da area de tecnologia "ingles" é necessario.

Cadastro
22/6/21
Postagens
90
Curtidas
118
Pontuação
90
E ai @mourabraz muito obrigada por trazer seu ponto de vista para a discussão!
A documentação oficial do javascript, como dissestes é o MDN, e deixo aqui o link caso queiras dar uma olhada :https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript
Se passei a ideia de livros não servem para estudar uma linguagem de programação, sinto muito, pois essa não foi a intenção.

Todos os livros sobre linguagens de programação são sim capazes de ensinar conceitos sobre as linguagens (com algumas exeções, é claro), mas como eu disse anteriormente, um livro sobre uma linguagem de programação vai ficar desatualizado e você pode acabar estudando uma forma de fazer algo que na versão atual da linguagem é feita de uma maneira totalmente diferente (muitas vezes mais simples), além de correr o risco de pegar "vícios" de uma versão passada da linguagem, que podem até mesmo não funcionar mais nas versões atuais da linguagem.

Eu não conheço o livro sobre o qual falastes, mas não duvido que ele possa ensinar vários conceitos e funcionalidades da linguagem e que seja uma exelente fonte de conteúdo hoje, porém se amanhã ou semana que vem surgir alguma atualização nova no Javascript que mude várias características da linguagem como o ES6 fez com a introdução da declaração de variáveis com let, arrow functions, classes e muito mais, uma grande parte do conteúdo do livro ficará desatualizado, e este é o ponto que eu quis trazer com este post. Neste cenário de uma nova atualização que mude a linguagem, você não terá acesso aos recursos mais atuais pelo livro e mesmo que pudesse aprender muita coisa com o conteúdo do livro, acabaria ficando "para trás" por não conhecer os novos recursos disponíveis na linguagem que são capazes se facilitar seu trabalho em muitos pontos, e como uma atualização como esta pode surgir a qualquer momento, este é um ponto para a recomendação da documentação como fonte de estudo, já que lá podemos encontrar descrições detalhadas de todas as características da linguagem (funções, tipos, operadores, etc.) que estão sendo atualizadas constantemente conforme a linguagem é atualizada.

Novamente muito obrigada pela contribuição! 😁

mourabraz

Membro
Moderador
Cadastro
23/12/20
Postagens
132
Curtidas
177
Pontuação
100
@Letícia Pegoraro Garcez o MDN não é a documentação oficial do javascript. Pode até ser para o javascript que roda na máquina virtual do firefox, mas não é para o que roda na máquina virtual do chrome. Graças ao acordo de seguirem a especificação do ECMAScript pode-se dizer que o resultado final será o mesmo
(mesmo que difere no como e na forma de se chegar lá!).

Mas acho que não vale muito a pena ser muito estrito nisso, só acho que livros técnicos (da linguagem não de ferramentas extremamente voláteis) são bons e vão sendo mais necessários á medida que se precisa aprofundar no assunto. O MDN por exemplo, como bom exemplo de documentação, não explica como funciona um contexto de execução com se encontra em livros. Mas essa é a minha opinião e opinião muda, pode ser que a minha mude amanhã. Hoje faço um apelo para que quem quer se aprofundar num assunto, mesmo na área tecnológica, por favor, não descartem os livros.