Bem-vindos à nossa comunidade!

Junte-se a nós e faça parte hoje mesmo!

Terminal do VSCode não reconhece funções "let" e "const"

Luan de Souza Silva

Novo Membro
Cadastro
7/4/21
Postagens
6
Curtidas
4
Pontuação
5
Olá a todos, sou novo na comunidade assim como na linguagem JS. Estou aprendendo a criar variáveis e constantes, usando o VSCode. Porém quando eu executo o arquivo de código, o terminal diz não reconhecer as funções "let" e "const". Devo previamente adicionar algum path, ou o que?

Código:
let n1 = 10
const n2 = 2
console.log(num*c)

Erro:
let : O termo 'let' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido incluído,
veja se o caminho está correto e tente novamente.
No linha:1 caractere:1
+ let n1 = 10
+ ~~~
+ CategoryInfo : ObjectNotFound: (let:String) [], CommandNotFoundException
+ FullyQualifiedErrorId : CommandNotFoundException
const : O termo 'const' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido
incluído, veja se o caminho está correto e tente novamente.
No linha:1 caractere:1
+ const n2 = 2
+ ~~~~~
+ CategoryInfo : ObjectNotFound: (const:String) [], CommandNotFoundException
num*c : O termo 'num*c' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido
incluído, veja se o caminho está correto e tente novamente.
No linha:1 caractere:13
+ console.log(num*c)
+ ~~~~~
+ CategoryInfo : ObjectNotFound: (num*c:String) [], CommandNotFoundException

EDIT: Adicionei prints do problema e das variáveis em path, respectivamente.

Attachments

• erro.png
    erro.png
    243,8 KB · Visualizações: 6
  • vars_amb.png
    vars_amb.png
    30,6 KB · Visualizações: 6
Last edited:

Lucas Galdino

github.com/lucasgaldinomt
Moderador
Cadastro
24/9/20
Postagens
105
Curtidas
95
Pontuação
80
Luan, teria como você mandar um print da sua tela para termos certeza do que pode ser?

Raquel

Membro
Cadastro
24/9/20
Postagens
153
Curtidas
157
Pontuação
100
Manda também um print das variáveis de ambiente do Windows (Pesquisar -> "Editar as Variáveis de Ambiente do Sistema" ->"Variáveis de Ambiente" -> Clique duplo em Path).
Pode ser que o VSCode não esteja corretamente no Path, ou então um problema de PowerShell!

Davidson Ratis

Novo Membro
Cadastro
27/1/21
Postagens
11
Curtidas
5
Pontuação
11
Olá a todos, sou novo na comunidade assim como na linguagem JS. Estou aprendendo a criar variáveis e constantes, usando o VSCode. Porém quando eu executo o arquivo de código, o terminal diz não reconhecer as funções "let" e "const". Devo previamente adicionar algum path, ou o que?

Código:

Erro:

Você instalou o Node.JS? É ele que permite que você execute JavaScript fora do navegador.

Raquel

Membro
Cadastro
24/9/20
Postagens
153
Curtidas
157
Pontuação
100

Código:

Erro:

Como suspeitei, o VSCode não está no Path!

Adiciona ao Path (Variáveis de Ambiente -> Clique duplo em Path -> Novo), copia e cola C:\Users\seunomedeusuárioaqui\AppData\Local\Programs\Microsoft VS Code\bin na linha nova que aparecer, clica em Ok até fechar as janelas.

Depois acredito que é só recarregar o VSCode (fechar e abrir de novo), e talvez funcione. Vale o teste!

Luan de Souza Silva

Novo Membro
Cadastro
7/4/21
Postagens
6
Curtidas
4
Pontuação
5
Como suspeitei, o VSCode não está no Path!

Adiciona ao Path (Variáveis de Ambiente -> Clique duplo em Path -> Novo), copia e cola C:\Users\seunomedeusuárioaqui\AppData\Local\Programs\Microsoft VS Code\bin na linha nova que aparecer, clica em Ok até fechar as janelas.

Depois acredito que é só recarregar o VSCode (fechar e abrir de novo), e talvez funcione. Vale o teste!
Obrigado Raquel, vou tentar também. Depois venho dizer se deu certo.

Luan de Souza Silva

Novo Membro
Cadastro
7/4/21
Postagens
6
Curtidas
4
Pontuação
5
Então, acabei de ver qual era o problema, algo um tanto quanto estranho. Adicionei o path, reinstalei node js, reiniciei a máquina e o erro continuou.
Eu venho da programação em Python usando Spyder, e lá eu consigo executar o código bloco por bloco apenas selecionando-o e apertando ctrl+Enter (atalho configurado). Eu adicionei esse mesmo atalho no VSCode, e desde então tudo que ia executar era assim: selecionando um bloco de código e então executando com ctrl+Enter. E era assim que o erro aparecia.
Porém, ao usar a execução global do compilador (aquele símbolo de play kkk), foi normal. Alguem sabe o porquê disso? É como se a execução global carregasse algo internamente, que a execução em bloco não carrega.

Raquel

Membro
Cadastro
24/9/20
Postagens
153
Curtidas
157
Pontuação
100
Então, acabei de ver qual era o problema, algo um tanto quanto estranho. Adicionei o path, reinstalei node js, reiniciei a máquina e o erro continuou.
Eu venho da programação em Python usando Spyder, e lá eu consigo executar o código bloco por bloco apenas selecionando-o e apertando ctrl+Enter (atalho configurado). Eu adicionei esse mesmo atalho no VSCode, e desde então tudo que ia executar era assim: selecionando um bloco de código e então executando com ctrl+Enter. E era assim que o erro aparecia.
Porém, ao usar a execução global do compilador (aquele símbolo de play kkk), foi normal. Alguem sabe o porquê disso? É como se a execução global carregasse algo internamente, que a execução em bloco não carrega.
Que comportamento esquisito!

Vai ver o comando Ctrl + Enter coincidiu com algum outro com a mesma combinação, e por isso bugou? Geralmente no VSCode, com a extensão CodeRunner instalada, a gente usa o comando Ctrl + Alt + N para rodar os códigos.

Acho que peculiaridades do VSCode entraram em ação aí hahaha

Luan de Souza Silva

Novo Membro
Cadastro
7/4/21
Postagens
6
Curtidas
4
Pontuação
5
Que comportamento esquisito!

Vai ver o comando Ctrl + Enter coincidiu com algum outro com a mesma combinação, e por isso bugou? Geralmente no VSCode, com a extensão CodeRunner instalada, a gente usa o comando Ctrl + Alt + N para rodar os códigos.

Acho que peculiaridades do VSCode entraram em ação aí hahaha
Sim hahaha Valeu pela disponibilidade, Raquel.