Bem-vindos à nossa comunidade!

Junte-se a nós e faça parte hoje mesmo!

Utilizando pgAdmin para Administrar seu Banco de Dados PostgreSQL

Yuri Barros

Membro
Cadastro
24/9/20
Postagens
48
Curtidas
65
Pontuação
58
Se você já teve que acessar seu banco Postgre por meio do terminal, sabe que às vezes pode surgir aquela vontade de acessá-lo por meio de uma interface gráfica mais amigável, seja porque se esqueceu de certo comando, ou digitou algo errado e tem aquela dificuldade pra consertar. É por isso que irei explicar aqui como configurar e começar a usar o pgAdmin.

Caso não tenha o pgAdmin instalado na sua máquina, basta baixar aqui e instalá-lo. A instação é super simples.

Uma vez que o tenha instalado e tenha se certificado de que o Postgres está em execução na sua máquina, ao abri-lo você verá uma tela assim:
1602609178653.png
Agora, para adicionar o seu banco, vá em Servers, na opção Create escolha Server..., como na imagem a seguir:
1602609394536.png

Agora, escolha um nome para seu banco:
1602609498301.png
Na aba connection, selecione o host do seu banco. Segue o exemplo do meu caso, em que o banco está rodando localmente na porta 5432, e meu usário é postgres:

1602609693179.png
Se você desejar salvar a senha, para não precisar inseri-la sempre que quiser acessar seu banco por meio do pgAdmin, basta marcar a opção Save password

Estando com o seu PostgreSQL devidamente configurado no pgAdmin. Agora, agora você consegue explorar os seus banco de dados salvos. Por exemplo, irei abrir o banco knowledge e listar todas os usuários presentes na tabela users:
1602610383539.png
E, de maneira simples e rápida, o pgAdmin lista os dados que quero:
1602610433078.png
Em cima, é mostrado o comando SQL equivalente da consulta e, embaixo, é apresentado os resultados.

Fácil, não? E pela própria interface você consegue adicionar, alterar e manipular os dados da maneira que desejar.

Daniel

Estagiário da vida.
Moderador
Cadastro
24/9/20
Postagens
87
Curtidas
138
Pontuação
90
Boa, @Nilo! Adoro ferramentas universais. :D E pelo que vi aqui é uma que se mantém em constante atualização. Último update em dezembro/20. Massa, valeu pela dica.