Bem-vindos à nossa comunidade!

Junte-se a nós e faça parte hoje mesmo!

Utilizando Postman para testar suas APIs REST

Yuri Barros

Membro
Cadastro
24/9/20
Postagens
48
Curtidas
65
Pontuação
58
Quando estamos desenvolvemendo APIs REST, é de fundamental importância que realizemos testes não só com ferramentas que, às vezes, os frameworks nos disponibilizam, mas também com um cliente real. É exatamente com esse objetivo que existe o Postman. Abaixo, explicarei o básico do seu funcionamento.

Primeiramente, ao abrirmos ele, a seguinte tela é apresentada:
1603827774121.png

Para começarmos, você precisa pôr a URL da sua API onde diz "Enter request URL" e, à esquerda, escolher o verbo HTTP que deseja, como na imagem a seguir:
1603828107570.png
No caso acima, estou testando uma API REST que está rodando localmente na minha máquina. Ao apertar o botão SEND, o Postman faz a requisição com o verbo HTTP indicado e, abaixo, mostra o Status, bem como a resposta da API:
1603828370986.png
Perceba que o postman nos dá uma série de detalhes, como o status HTTP, tempo levado para obter a resposta, bem como o tamanho da resposta. Esses dados são úteis para sabermos se realmente estamos seguindo o padrão REST (vendo se o status está funcionando como esperado), se nossa API está com bom desempenho e tamanho de respostas razoáveis.

Quando a resposta é do tipo JSON, perceba que o Postman já formata os dados, para uma melhor visualização.

Agora, se você tem alguma autenticação na sua API, pode querer passar alguns dados no corpo da requisição por meio de um POST. No meu caso, tenho o endpoint /api-token-auth, pelo qual envio no corpo da requisição username e password e, em seguida, caso um usuário válido, a API me retorna um Token, por meio do qual poderei ter acesso no futuro a certos endpoints que exigem autenticação:
1603830783264.png
Agora, para que futuras requisições tenham o token, irei colocá-lo, seguindo o padrão da minha API, no header da minha requisição:
1603830902563.png
Assim como eu, você deve ter notado que o Postman é uma ferramenta excelente para testes de nossas APIs. Espero que tenha entendido o básico do seu funcionamente e tire proveito dele. Bons estudos 😉